
Seu gatinho já está arranhando em algum lugar indesejado? ?
Para redirecionar essa atividade tão saudável e agradável ao seu felino para um local mais adequado (e salvar o seu sofá no processo) é preciso primeiramente conhecer se a preferencia do gatinho é por objetos verticais ou horizontais, através de observação dos locais que ele arranha mais e a posição dele.
Além disso, entender qual o melhor material para ele é importantíssimo para definir uma nova alternativa mais definitiva de arranhador. Para isso, você pode testar colocando caixas de madeira e papelão (o material preferido da maioria), tecidos grossos e cordões de sisal próximos aos locais que ele já arranha e perto de onde ele dorme (falamos disso no post anterior, dá uma espiadinha lá!) e observar!
Enquanto você faz esses testes, coloque fitas dupla-face nas áreas indevidas que ele já está acostumado a arranhar: o contato com a superfície grudenta da fita vai desencorajar essa atividade naquela área.
Por fim, assim que você decidir pelo melhor arranhador para o seu bichano, complemente a experiência com o uso de catnip, a famosa erva do gato! Tenha em mente que nem todos os gatinhos tem afinidade pela erva, e os mais agitados devem fazer uso com moderação! Além disso, recompense seu felino com petiscos quando ele fizer uso do arranhador ?. .
Como último recurso, alguns profissionais sugerem limitar a área de circulação do felino, deixando à disposição somente o(s) arranhador(es) como objeto passível de arranhar.
Esperamos que essas dicas te ajudem a saber mais de comportamento felino e de como lidar com seu gatinho.?
E para conhecer ótimas opções de arranhadores de papelão, dá uma checada nos nossos detaques e conheça nossos produtos!
Até a próxima com mais dicas de comportamento felino!?
Fonte: American Association of Feline Practitioners
